Sinal Digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e em amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e que o conjunto de valores que pode assumir é finito.
A Digitalização de sinais analógicos é obtida com três processos:
1. Amostragem: Discretização do sinal analógico original no tempo.
2. Quantização: Discretização da amplitude do sinal amostrado.
3. Codificação: Atribuição de códigos (geralmente binários) às amplitudes do sinal quantitativo.
Em processamento digital de sinais, Codificação significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ouarmazenamento de dados.
As vantagens do formato digital sobre o processo analógico
No mundo real, tanto o som quanto a imagem (luz), são sinais analógicos. O processo de digitalização consiste na conversão de um dado analógico para um formato de representação digital, um código binário, passível de ser armazenado e manipulado pelo computador.
Uma das vantagens é a eliminação de ruídos indesejáveis. Nos sinais analógicos, como os produzidos por uma agulha de toca-discos, por exemplo, o ruído provocado por arranhões ou acúmulo de poeira no disco de vinil, é interpretado como parte do som original.
Já nos sistemas digitais, capazes de entender apenas dois números, qualquer sinal diferente do código binário, quer dizer, qualquer coisa que não seja zero ou um, é descartada. Por essa razão, o som proveniente de um CD produzido digitalmente é mais “limpo”, embora muita gente prefira ouvir música com um som mais “sujo”, num disco gravado pelo método analógico.
Outra vantagem do sistema digital em relação ao analógico é a enorme capacidade de compactação de dados. Como um sinal digital não passa de uma seqüência de números, estes podem ser compactados para reduzir drasticamente o tamanho do arquivo. Para se ter uma idéia, a informação armazenada em um CD-R com capacidade para 650 MB e cerca de 12 cm de diâmetro, teria de ocupar todo um arquivo de cinco gavetas, com, em média, 2.500 folhas de papel por gaveta, totalizando 12.500 páginas de documentos. E a tecnologia de armazenamento e de compactação de dados não para de se desenvolver.
Sem comentários:
Enviar um comentário